Cinema

O chamado pelo terror

Manaus –Se o José Mojica estivesse hoje aqui ele com certeza ficaria muito feliz”, concordam Danilo Areosa e Ivanildo Pereira, membros do site de cinema Cine Set, ainda incrédulos com a quantidade do público presente, em especial o jovem, durante a sessão de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” do diretor José Mojica, o icônico Zé do Caixão. O filme foi um dos três exibidos durante o evento ‘Clássicos de Terror’, promovido pelo Cine Set e o pelo espaço cultural Casarão de Ideias, no último dia 27 de outubro.

Músicas de terror, garçons fantasiados e decorações de Halloween estavam por toda a parte do Casarão, localizado no Centro da cidade. O público que conseguiu pegar as senhas disponíveis assistiu gratuitamente a filmes de terror escolhidos especialmente por Danilo e Ivanildo para o especial. Além de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” também foram exibidos “Suspiria” de Dario Argento (1977) e o “Halloween” de John Carpenter (1978).

dsfsdfsdfsdfsdfEscolhemos filmes clássicos que falam sobre o cinema de terror, também pensando em trazer algo atual e interessante para ser comentado, como é o caso das refilmagens do ‘Haloween’ e do ‘Suspiria’”, comentou Danilo.

Essa foi a primeira vez que o Especial de Terror do Cine Set, que sempre é comandado pela dupla, saiu da internet e se tornou um evento. “Desde 2015 nós fazemos especiais de terror. Escrevemos textos que fazem uma vasta revisão pela história dos filmes do gênero. Dessa vez, resolvemos sair do convencional e produzimos um podcast e esse evento, com objetivo de divulgar o terror de várias formas, não ficando somente no quesito textual”, disse Danilo.

Hemilly Souza, 17, mora próximo ao Casarão de Ideias e descobriu o evento por meio de uma rede social, na qual eram apontados eventos próximos da localidade dela. A adolescente começou a gostar de filmes de terror este ano, depois que perdeu o medo, e parabenizou a iniciativa do evento, enfatizando o ambiente criado no Casarão para o especial. No dia, ela assistiu a “Suspiria” pela primeira vez.

A experiência de realizar o evento foi bastante satisfatória. O público compareceu, lotou a sala de cinema e ainda participou ativamente do bate-papo com a dupla e convidados no final das exibições. A receptividade animou a equipe do Cine Set, que frequentemente realiza conversas e mesas redondas com o objetivo de levantar a discussão de filmes e trabalhar a argumentação do público. “Quem sabe a gente faz uma continuação desse evento. Filmes de terror sempre tem sequencias né?! Então acho que podemos fazer também (risos)!”, falou Ivanildo.

Um olhar para esse “antigo novo” público

cinemaConhecido por apostar na exibição de filmes oriundos de produções independentes e que estão em evidência em um dos maiores festivais de cinema do país e do mundo, João Fernandes, proprietário do Casarão de Ideias, disse que a descoberta desse público específico do eventos como a parceria com o Cine Set ainda são experiências que devem ser testadas e posteriormente melhoradas.

Dia-a dia a gente tenta quebrar essa ideia de que fazemos só por amor. Por amor a gente faz, mas também tem a ver como uma economia. Temos que pensar no entretenimento,  nessa busca do público jovem por filmes mais antigos e disponibilizar estrutura para eles. Sempre pensamos aqui no Casarão como agregar essas tribos diferentes, essas pessoas todas em um lugar confortável e seguro“, comentou João.

A Folha de São Paulo apontou em uma reportagem que a preferência pelos longas de terror passou a ser uma estratégia inteligente para muitos produtores americanos. Eles perceberam que longas de terror muitas vezes não precisam de um grande astro, o que enxuga os caches. Além disso, essas produções apresentam baixo orçamento e entram em cartaz sem pressão de produtora, pois os direitos de distribuição estrangeiros são vendidos com maior facilidade. Bom pra um, bom pra todos!

 

 

Anúncios

0 comentário em “O chamado pelo terror

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: