Manaus no mapa do spotify

68 composições musicais de artistas manauaras compõe a playlist ‘Manaus’, criada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) em menção ao aniversário de 349 anos cidade. A lista de músicas foi feita na plataforma de streaming Spotify e tem duração de 4 horas e 25 minutos.

Entre produções atuais e clássicas, e estilos que vão do boi ao rock, a playlist ‘Manaus’ elaborou uma espécie de portfólio musical da cidade, servindo de bandeja uma possibilidade de resgate cultural para aqueles filhos da terra que estão longe da terrinha, ou para os que costumam ouvir esse som diariamente.

Mesmo que a música (e a cultura amazônica em geral) ainda seja um tanto menosprezada por muitos manauaras, é impossível não se familiarizar com os sons que são presença vip nas festas de escolas, reuniões na casa da tia e várias esquinas de bares de Manaus.

São ouvidos sucessos como “Cabeça Oca” de Abílio Dias, “Macuxi muita onda” da banda Alaidenegão, “Porto de Lenha” de Zeca Torres, sucessos do carrapicho, Eliana Printes, Luneta Mágica e mais uma “penca” da região.

A compilação surpreende em muitos momentos, pois descobrimos que a música manauara está em peso no streaming, desfazendo qualquer ideia que Manaus não tenha o seu lugar na música brasileira e até mundial.

Como forma de dar continuidade à ideia de fazer com que a cidade esteja presente nas novas plataformas tecnológicas, a equipe da fundação municipal, quem sabe, num futuro próximo, possa até segmentar os melhores artistas por gêneros, estilos ou por assunto das canções. Uma homenagem divertida e muito rica.

Foto: Vanessa Rocha

Anúncios